Tecnologia HDMI o que seria?

O HDMI, supporta através de um único cabo qualquer formato de vídeo TV ou PC, incluindo os modo Standard, Enhanced, e Alta Definição e até 8 canais de áudio digital, sendo o sinal (áudio/vídeo) codificado em TDMS(Transition Minimized Differential Signaling) para transmissão digital não comprimida através do cabo HDM.


Este sistema é totalmente digital, e pode ser usado, por exemplo, para conectar um aparelho de reprodução de Blu-Ray, um vídeogame ou até mesmo um reprodutor de DVD a uma televisão que possua a mesma entrada. Os resultados serão belíssimas imagens de alta qualidade e definição, num padrão bem superior do que quando da utilização de um sistema analógico de conexão.
HDMI Connector Pinout.svg
Pino 1TMDS Data2+
Pino 2TMDS Data2 Shield
Pino 3TMDS Data2–
Pino 4TMDS Data1+
Pino 5TMDS Data1 Shield
Pino 6TMDS Data1–
Pino 7TMDS Data0+
Pino 8TMDS Data0 Shield
Pino 9TMDS Data0–
Pino 10TMDS Clock+
Pino 11TMDS Clock Shield
Pino 12TMDS Clock–
Pino 13CEC
Pino 14Reservado (N.C. on device)
Pino 15SCL
Pino 16SDA
Pino 17DDC/CEC Ground
Pino 18+5 V Power
Pino 19Hot Plug Detect
Conectores HDMI
Além da qualidade das imagens, o HDMI também se sobressai em relação a outros formatos devido ao fato de ser mais compacto e de fácil encaixe. Existem dois tipos de conectores HDMI: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B.

O HDMI tipo A possui 19 pinos e é o mais popularizado dos dois, pois é compatível também com a tecnologia DVI-D (outro tipo de conexão digital, porém inferior ao HDMI). Desta forma, é necessário que apenas uma das pontas do cabo seja HDMI e a outra DVI. O conector HDMI tipo B é destinado a resoluções de altíssima qualidade e trabalha no sistema dual link, dobrando a capacidade de transmissão do cabo.
Diferenças de HDMI e DVI
Há três diferenças básicas entre o HDMI e o DVI. Primeiro, o HDMI suporta resoluções maiores do que o DVI, inclusive resoluções ainda não lançadas comercialmente (em teoria suporta o dobro da resolução mais alta usada atualmente por aparelhos de TV de alta definição); segundo, o DVI só faz conexão de vídeo, a conexão de áudio precisa ser feita através de um cabo separado, enquanto o HDMI faz a conexão tanto do vídeo quanto do áudio; terceiro, o conector HDMI é bem menor que o conector DVI.

Outra diferença importante é que o padrão DVI foi desenvolvido para ser usado por PCs, enquanto que o HDMI foi desenvolvido para ser usado por equipamentos eletrônicos tais como aparelhos de DVD e videoprojetores.

Share on Google Plus

About Matheus Cano

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário